MPel 6 – Processos pedagógicos em eLearning.

Bibliografia anotada relativa ao estudo da temática I – A pedagogia do eLearning

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Estudo de caso sobre a implementação do e-learning na Escola Superior de Educação de Santarém. Inicia-se, como enquadramento teórico, com um resumo da evolução histórica do ensino à distância. Seguidamente refere as plataformas utilizadas no espaço educacional e as características de um e-professor.

Na sua segunda parte, o estudo, apresenta o projeto de e-learning (e-raízes.redes-IPSantarém), e a descrição do papel do professor no referido projeto.

A terceira parte refere-se à metodologia utilizada. Um estudo de caso onde foi realizado um questionário aos alunos sobre a intervenção da e-professora, onde foi feita uma entrevista à mesma e, através de observação direta, se verificaram as tarefas realizadas pela própria.

Finalmente, numa quarta parte, procura-se concluir sobre as razões dos estudantes se identificarem com o ensino em e-learning, que competências deve ter um e-professor e a comparação do grau de importância dado aos recursos, por parte dos estudantes.

Este estudo permite concluir, através de um caso prático, que o papel do e-professor sofre alterações, relativamente ao professor do ensino presencial, uma vez que, descentralizada a aprendizagem, passando o estudante a estar no centro dessa mesma aprendizagem, o professor passa a ocupar um papel de mediador, gestor e facilitador do processo de ensino-aprendizagem.

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Artigo que apresenta uma visão abrangente relativamente à temática da aprendizagem em regime de eLearning. O autor apresenta uma definição do que é aprendizagem online e as suas caraterísticas próprias. O elevado otimismo colocado no ensino online e a elevada taxa de absentismo também são referidos.

São expostas as diferenças entre o ensino tradicional presencial e o ensino em eLearning. São analisadas, em termos gerais, as respetivas vantagens e desvantagens. São, também, apresentados os princípios a ser tomados em consideração no ensino online e a respetiva “tarefa tipo” que deve ser proposta pelo professor.

O artigo refere que a ênfase do ensino em eLearnig não se encontra nos meios tecnológicos utilizados, mas sim em outros aspetos tais como os conteúdos, a natureza assíncrona ou síncrona da sua comunicação, os papéis dos professores e dos alunos, as estratégias didáticas utilizadas, o modo como os conteúdos são apresentados e nas ferramentas utilizadas na aprendizagem.

Este artigo revela-se de grande interesse devido à abrangência como trata à aprendizagem em e-learning e ao modo como demonstra que o desafio do Elearning não se encontra nos meios tecnológicos, o desafio encontra-se em saber o que fazer com os meios tecnológicos postos à nossa disposição.

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