Temática II – Os Personal Learning Environments

. Mota, J. (2009). Da web 2.0 ao e-learning 2.0: Aprender na rede. (Master’s thesis) Retrieved from http://orfeu.org/weblearning20/cap5.
______________________________________________________________
No capítulo 5 da sua tese de mestrado, o autor debruça-se sobre os PLE (Personal Learning Environments). Começa por se referir às origens dos PLE e ao seu distanciamento dos LMS (Learning Management Systems) e dos VLE (Virtual Learning Environments), que acusa de serem fechados e mais orientados para as instituições e professores e menos para o “aprendente”.
Seguidamente, utilizando citações de vários autores, é-nos revelado que não existe uma definição única de PLE. As perspetivas são várias e distintas. O autor, com o auxílio de várias representações gráficas, mostra-nos diversos modelos de PLEs e que, apesar de diferentes, estes têm caraterísticas comuns.
A comparação dos PLE com os LMS e os VLE, as respetivas caraterísticas, os seus pontos fortes e pontos fracos, possíveis pontos de contato e hipóteses de integração são explanados, através do recurso a várias citações e perspetivas de vários autores.
Como conclusão deste capítulo, o autor faz referência às experiências mais relevantes relativas à aplicação e utilização dos PLE. Citando Downes (2006), termina referindo que, através da Interação, da Usabilidade e da Relevância, os papéis do professor e do “aprendente” devem-se confundir e alternar.
Este capítulo, do estudo do Professor José Mota, é fundamental para a aprendizagem e compreensão do que são PLEs, quais os seus pontos fortes e pontos fracos e onde se tocam ou se afastam dos LMSs e dos VLEs. Esta compreensão é conseguida através da apresentação de várias representações visuais.
__________ //__________

. Harmelen, Mark (2006). Personal Learning Environments. Proceedings of the Sixth International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’06). Retrieved from http://octette.cs.man.ac.uk/~mark/docs/MvH_PLEs_ICALT.pdf
_______________________________________________________________
Harmelen começa o artigo referindo que os PLEs são algo de relativamente novo no domínio do elearning e apresenta os motivos que levaram ao seu surgimento.
Segundo o autor, os PLE surgem como resposta à necessidade dos alunos, em aprendizagem ao longo da vida, manterem um portfólio próprio e poderem utilizá-lo em diferentes instituições de ensino. Outro dos motivos que estão na origem do aparecimento dos PLE prende-se com a necessidade de estes alunos, por norma adultos e com uma vida profissional, necessitarem de realizar atividades de aprendizagem em modo offline.
Surge, seguidamente, uma referência à terminologia, sendo feita uma distinção entre Ambiente de Aprendizagem Pessoal e Ambiente de Aprendizagem Personalizável, com base nas diferenças entre ambos.
São apresentadas, de seguida, as dimensões que, na visão do autor, caraterizam os PLEs. Descreve as dimensões relativas à pedagogia de personalização e controle, as dimensões relativas à conectividade e compatibilidade e as dimensões da plataforma. Também é referido que os PLEs estão, e continuarão a estar, em desenvolvimento e que estes irão ser refinados ao longo do tempo.
É ainda mencionado que está em estudo um modelo de referência e quais os componentes que têm de o constituir. Também são apresentados três exemplos de sistemas de PLEs.
Este artigo é relevante para quem se inicia no estudo dos PLEs porque, além de apresentar os motivos que deram origem ao seu surgimento e desfazer algumas dúvidas terminológicas, apresenta, com algum grau de pormenor, as diversas dimensões que caracterizam um espaço de PLEs.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Processos pedagógicos em eLearning com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Temática II – Os Personal Learning Environments

  1. Pingback: Reflexão final sobre a experiência de aprendizagem em PPEL | Mpeliano em co-aprendizagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s