O meu Personal Learning Environment

PLE (Personal Learning Environment), termo que eu desconhecia até começar a frequentar a Unidade Curricular Processos Pedagógicos em Elearning, é, segundo Harmelen (2006), um conceito relativamente novo. Segundo o autor, os PLE surgem como uma resposta à necessidade dos alunos, em aprendizagem ao longo da vida, se libertarem das limitações impostas pelos LMS (Learning Management Systems) e dos VLE (Virtual Learning Environments), manterem um portfólio próprio e poderem utilizá-lo, em diferentes situações e instituições de ensino, em períodos de tempos assimétricos.

Como resposta a este novo conceito na minha realidade, começo agora a dar os meus primeiros passos na criação de um PLE próprio que espelhe as minhas necessidades, e que melhor se adeque ao modo como eu interajo com o ciberespaço.

Eu trabalho, diariamente, com dois ambientes diferentes. Um deles, que utilizo durante o dia no desempenho a minha atividade profissional, é limitado em termos de abrangência. Quando estou a desempenhar a minha atividade profissional estou restringido por uma firewall que bloqueia muitos sites e aplicações online. A título de exemplo, não tenho acesso ao twitter nem tenho permissões para fazer download de ficheiros com extensão .exe. Ao fim do dia, depois de terminar a minha atividade profissional, em casa, já estou perante um ambiente de aprendizagem com abertura total. É o PLE, que utilizo fora da minha atividade profissional, que eu vou descrever.

O meu PLE está estruturado em vários grupos, cada um dele com os links e as ferramentas orientadas para determinado fim específico.

PLE300

Um dos grupos, e provavelmente o que utilizo mais vezes, refere-se à “Formação e Aprendizagem”. Contém o link para o Moodle da Universidade Aberta. Este VLE é a ferramenta que utilizo mais para me conectar ao mestrado. Outro link que se encontra neste grupo liga-me ao Portal Académico.

Outro grupo diz respeito à “Partilha e Publicação. É através dos links deste grupo que partilho os meus ficheiros e publico online. É através deste grupo que acedo ao meu blogue, sítio onde publico grande parte dos trabalhos solicitados no âmbito deste mestrado. Neste grupo encontram-se, também, os links para o Youtube, onde são partilhados os meus vídeos, e para o Slideshare onde, futuramente, partilharei as minhas apresentações.

As ferramentas de busca online estão dentro do grupo “Pesquisa”. É através destes motores de busca que procuro toda a informação que necessito. Utilizo o Google Search para procurar informação genérica, vou à Wikipédia para procurar informação mais específica ou, quando a informação que procuro é de cariz mais académico ou suporte para trabalhos no âmbito do mestrado, pesquiso-a através do B-on.

No grupo “Socialização encontram-se os links paras as minhas redes sociais. Utilizo o Facebook, o LinkedIn e o Twitter. Através destas redes sociais mantenho contato e vou-me mantendo informado sobre as atividades relativas ao meu círculo de “amizades”. Como são excelentes ferramentas de comunicação, utilizo estas redes sociais nas minhas relações pessoais, profissionais e agora, também, nas minhas relações académicas.

Os links para as minhas ferramentas colaborativas estão dentro do grupo Colaboração. Tenho links para o Wikispaces e para o PBWorks. Apesar de nunca ter utilizado nenhum deles estou registado em ambos. Quando precisar de criar uma Wiki, já tenho o caminho facilitado. A minha única experiencia de publicação em wikis aconteceu como tarefa de grupo de uma Unidade Curricular deste mestrado e em ambiente Moodle.

Possuo alguns endereços de mail, entre eles destaco o Gmail por ser aquele que utilizo mais. Estas contas de Mail, a par do Facebook e do Skype, são as ferramentas que utilizo para comunicar na web e os seus links encontram-se dentro do grupo Comunicação.

Por fim tenho um grupo denominado Produção e Edição onde tenho os atalhos para várias ferramentas, algumas instaladas localmente no computador, outras online, que são os “instrumentos” que me permitem “fabricar” os vários ficheiros que mais tarde irei publicar e partilhar. O Audacity, o Msoffice e o GIMP são, a título de exemplo, algumas dessas ferramentas.

Durante a pesquisa precedente à execução desta tarefa cruzei-me com uma ferramenta que desconhecia – O Symbaloo – pareceu-me que, depois de o adaptar às minhas necessidades e ao modo como interajo com o ciberespaço, poderá a vir a ser um grande “aliado”.

Acabei de descrever é meu PLE atual, o que estou a utilizar neste momento, mas reconheço que não é definitivo, está em constante mutação. Conforme vai evoluindo o meu conhecimento e experiência, o meu ambiente de aprendizagem vai-se adaptando também. Como afirma Mota (2009), “Sendo os PLEs um conceito relativamente recente e em constante experimentação e mutação, não existem, ainda (nem prevemos que venham a existir num futuro próximo, se é que algum dia existirão), soluções estabilizadas e generalizadas.

Referências:

. Mota, J. (2009). Da web 2.0 ao e-learning 2.0: Aprender na rede. (Master’s thesis) Retrieved from http://orfeu.org/weblearning20/cap5.

. Harmelen, Mark (2006). Personal Learning Environments. Proceedings of the Sixth International Conference on Advanced Learning Technologies (ICALT’06). Retrieved from http://octette.cs.man.ac.uk/~mark/docs/MvH_PLEs_ICALT.pdf

Esta entrada foi publicada em Processos pedagógicos em eLearning com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a O meu Personal Learning Environment

  1. Muito bem organizada e realista esta descrição de um PLE, contendo boa articulação entre suas diferentes facetas e ferramentas.

  2. Pingback: Reflexão final sobre a experiência de aprendizagem em PPEL | Mpeliano em co-aprendizagem

Deixe uma Resposta

