Tarefa 3 da Temática III da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning – “Esboço da atividade online”
Esboço da atividade online
A atividade proposta insere-se, conjuntamente com outras 3 atividades, num curso de auto-motivação, com a duração de 4 semanas, para indivíduos com uma personalidade tímida, com dificuldades em se relacionarem socialmente e que pretendam aprender a minimizar essa sua dificuldade de socialização através do conforto e da segurança garantida pela possibilidade de o poderem fazer através da sua área de conforto, ou seja, a partir de suas casas como auxílio de um computador.
No decurso de um processo de auto aprendizagem, o participante/formando, tímido e com dificuldades em se relacionar socialmente, à medida que vai tomando conhecimento do que é a timidez, vai desempenhado tarefas que o ajudam a vencê-la e lhe é solicitado que socialize com os seus colegas, vai vencendo os seus medos e ansiedades sociais através de uma exposição gradual e progressiva e colaborativa relativamente aos seus colegas participantes/formandos.
Abordagem Pedagógica
Esta atividade tem por objetivo, numa primeira fase, através de uma abordagem social construtivista, pela sugestão posta por parte do moderador de uma busca pessoal pela informação, que o aprendente assuma um papel ativo e torne-se autónomo na sua busca e construção de saber. Simultaneamente, através de uma abordagem conetivista, perante a sugestão colocada ao participante/formando de expor as suas dificuldades e de aconselhar os seus colegas com base na sua experiência pessoal, impele o participante/formando a assumir um papel ativo e tornar-se, ele próprio, ao mesmo tempo construtor do seu conhecimento e produtor de conhecimento.
Atividade 1
Duração – 1 semana
Durante esta atividade o participante/formando deverá consultar a bibliografia recomendada e procurar, ele próprio, outra informação complementar que o ajude a compreender melhor o que é timidez, quais as desvantagens sociais em ter este tipo de comportamento e quais as características de personalidade que impedem determinadas pessoas de se relacionarem socialmente, com facilidade.
Depois de terminar a fase de pesquisa, o participante/formando deverá elaborar uma relação de, entre todas a características das pessoas tímidas, quais as que se aplicam mais a si próprio e de que forma essas caraterísticas pessoais o têm prejudicado nas suas interações sociais.
Seguidamente deve publicar a relação com as caraterísticas que se aplicam a si, num fórum, conjuntamente com os outros participantes/ formandos.
Depois de todos os participantes terem publicado as suas relações, cada participante/formando deve consultar as listas dos seus colegas e, com base na sua experiência pessoal e em eventuais experiências idênticas por que tenha passado, aconselhar os seus colegas de que forma devem ultrapassar essas dificuldades.
Avaliação.
A avaliação vai-se basear sobre dois fatores. A lista de caraterísticas das pessoas tímidas publicadas no fórum e sobre quantos conselhos o participante/formando der aos seus colegas de curso. Cada um dos fatores em avaliação valerá metade da avaliação da atividade e esta atividade valerá 30 por cento da avaliação final.
Atividade 1 Avaliação da lista de caraterísticas das pessoas tímidas |
||||||
Critério |
Excelente |
Bom |
Médio |
Fraco |
Muito Fraco |
|
Quantidade de itens apresentados na lista de caraterísticas das pessoas tímidas |
9 ou + |
8 ou 7 |
6 ou 5 |
4 ou 3 |
2 ou – |
|
Atividade 1 Avaliação do número de conselhos dados aos colegas de curso |
||||||
Critério |
Excelente |
Bom |
Médio |
Fraco |
Muito Fraco |
|
Quantidade de conselhos dados aos colegas de curso |
4 ou + |
3 |
2 |
1 |
nenhum |
|