Tarefa 1 da Temática III da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning
No quadro abaixo pretendo demonstrar a relação existente entre as abordagens pedagógicas e as atividades de aprendizagem que melhor se lhes coadunam. O comportamento esperado do professor e o comportamento esperado do aprendente são a prova que determinadas atividades de aprendizagem estão melhor orientadas que outras relativamente às abordagens pedagógicas.
Abordagens pedagógicas | O que se espera do Professor | O que se espera do aprendente | Atividades de aprendizagem |
Cognitivo-Behaviorismo | É a autoridade máxima, detentora de todo o conhecimento | O aluno é o aprendiz que deve absorver o conhecimento, distribuído pelo professor, através da memorização e da repetição | “Aula” tradicional, leitura de bibliografia recomendada pelo professor. |
Social-Construtivismo | Observar o aprendente, investigar quais são os seus conhecimentos prévios, seus interesses e, a partir daí, procurar apresentar diversos elementos para que o aluno construa o seu próprio conhecimento. O professor cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento. | O aprendente vai aumentando o seu conhecimento através da experimentação e da vivencia.
Espera-se que o aprendente seja autónomo, que conte consiguo próprio e com sua capacidade de construir saber. Que interaja com o meio, que tenha idéias próprias e que tenha capacidade de criar. |
Utilização de debates, Resolução de problemas em grupo, Role-playing
Brainstorming. |
Conetivismo | Atua como um mediador entre o aprendente, os conhecimentos que este possui e o resto do mundo. No conetivismo, o professor deixa de ter o papel central no processo de aprendizagem. | O aprendente assume um papel ativo e torna-se, ele próprio, o construtor do seu conhecimento. O aprendente pode, simultaneamente, ser produtor de conhecimento. | Trabalho colaborativo em Wiki, publicação em blogues e comentários a publicações dos seus pares, investigação sobre um tema e posterior elaboração de artefactos. |