Tarefa 1 da Temática III da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning

Tarefa 1 da Temática III da unidade curricular Processos Pedagógicos em eLearning

 

No quadro abaixo pretendo demonstrar a relação existente entre as abordagens pedagógicas e as atividades  de aprendizagem que melhor se lhes coadunam. O comportamento esperado do professor e o comportamento esperado do aprendente são a prova que determinadas atividades de aprendizagem estão melhor orientadas que outras relativamente às abordagens pedagógicas.

 

Abordagens pedagógicas O que se espera do Professor O que se espera do aprendente Atividades de aprendizagem
Cognitivo-Behaviorismo É a autoridade máxima, detentora de todo o conhecimento O aluno é o aprendiz que deve absorver o conhecimento, distribuído pelo professor, através da memorização e da repetição “Aula” tradicional, leitura de bibliografia recomendada pelo professor.
Social-Construtivismo Observar o aprendente, investigar quais são os seus conhecimentos prévios, seus interesses e, a partir daí, procurar apresentar diversos elementos para que o aluno construa o seu próprio conhecimento. O professor cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento. O aprendente vai aumentando o seu conhecimento através da experimentação e da vivencia.

Espera-se que o aprendente seja autónomo, que conte consiguo próprio e com sua capacidade de construir saber. Que interaja com o meio, que tenha idéias próprias e que tenha capacidade de criar.

Utilização de debates, Resolução de problemas em grupo, Role-playing

Brainstorming.

Conetivismo Atua como um mediador entre o aprendente, os conhecimentos que este possui e o resto do mundo. No conetivismo, o professor deixa de ter o papel central no processo de aprendizagem. O aprendente assume um papel ativo e torna-se, ele próprio, o construtor do seu conhecimento. O aprendente pode, simultaneamente, ser produtor de conhecimento. Trabalho colaborativo em Wiki, publicação em blogues e comentários a publicações dos seus pares, investigação sobre um tema e posterior elaboração de artefactos.

 

 

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Processos pedagógicos em eLearning com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s