Esboço da atividade online – 2ª via

O projeto, aqui disponibilizado, refere-se à Fase 2 – Desenho de uma atividade de aprendizagem online, da Temática III – Desenho da aprendizagem online, da Unidade Curricular Processos Pedagógicos em Elearning do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta.

Este projeto é uma 2ª versão. Foi criado tendo por base as críticas e as orientações do Professor José Mota relativamente à 1ª versão do projeto.

 

– Atividade 1:

Criar uma PLN (Personal Learning Network).

 

– Plano da atividade:

 

– Enquadramento da atividade/Objetivo Geral:

A atividade de aprendizagem online – Criar uma “Personal Learning Network” encontra-se inserida no curso “Competências de comunicação e interação online”, de duração de 4 semanas e tem por objetivo fornecer competências, experiência e consolidar conhecimentos anteriores na área da comunicação e interação online, a formadores e professores que, posteriormente, irão ser ensinantes na área do ensino online ou que, simplesmente, queiram aprofundar os seus conhecimentos e experiencia na área da comunicação e interação online.

 

– Duração da atividade

Uma semana
– A atividade tem os seguintes objetivos pedagógicos gerais:

O objetivo da atividade 1 é capacitar o formando com as competências necessárias que o permitam construir sua própria rede aprendizagem pessoal (PLN).

As PLN têm por base o uso de ferramentas da web tais como blogs, o twitter, o facebook, entre muitas mais, que permitam a conexão entre pessoas e, dessa forma, permitam aumentar a sua aprendizagem, conjuntamente e em rede, como parte de uma comunidade global. Através dos PLN as pessoas têm a capacidade de aprender com os outros, de fazer perguntas e receber ajuda e, simultaneamente, responder e ajudar os seus pares.

 

– Objetivos específicos da atividade.

– Criar uma conta no Twitter e familiarizar-se com a utilização da ferramenta.

– Criar um blog e iniciar-se na publicação online.

– Subscrever blogs e utilizar um “Feed Reader”.

– Usar uma ferramenta de “Social Bookmarking”.

– Utilizar o Facebook para criar um grupo e juntar-se a outros grupos de seu interesse.

– Interagir com os outros formandos através de uma discussão num fórum.

 

– Orientações

1- O formando deve criar uma conta no Twitter, configurá-la com os seus dados pessoais, procurar os seus colegas de curso, segui-los e enviar um Tweet.

2- Deve ser criado um blog pessoal pelo formando. Depois deste estar criado e configurado, o formando deverá fazer uma publicação de um post onde deve expressar as suas expetativas relativamente ao curso que está a frequentar.

3- O formando deverá fazer a subscrição dos blogues dos colegas de curso. Deverá utilizar uma ferramenta do tipo Google Reader e, posteriormente, ir seguindo o que os seus colegas vão publicando. O formando deverá visitar os blogs dos colegas de curso e comentar as suas publicações.

4 – O Formando deve aprender a usar o “bookmarking”. Deverá subscrever uma ferramenta do tipo Diigo ou Delicious, procurar os seus colegas de curso, segui-los e começar a fazer “bookmark” de todos os sites que achar pertinentes para o curso.

5 – O aprendente deverá usar a sua conta do facebook, ou, se preferir, criar uma nova especificamente para o curso. Depois de entrar no facebook, o aprendente deverá, conjuntamente com os outros colegas criar um grupo especificamente para o curso. Dentro desse grupo específico deverão interagir e trocar informação relevante, relativamente às competências de comunicação e interação online. Os formandos deverão, também, procurar outros grupos relativos à mesma temática, já existentes.

6 – O formando deve participar na discussão que ocorrerá no fórum da atividade. Deverá publicar “posts” onde deve expor as dificuldades que vai sentindo ao longo da atividade. Deverá, também, ajudar os seus colegas a ultrapassar as dificuldades por eles expostas.

Será através do fórum da atividade que se irá processar a interação entre os formandos e o moderador. Será através do fórum que o moderador esclarecerá a dúvidas dos formandos.
– Avaliação

A atividade “Criar uma PLN” terá um peso de 30% na nota do curso “Competências de comunicação e interação online”. Serão avaliados os seguintes aspetos:

– O formando criou as diversas contas propostas.

– O formando depois de criar as contas ligou-se aos seus colegas de curso.

– O formando publicou no seu blog e comentou os blogues dos colegas.

– O formando participa com informação relevante no grupo do curso, no Facebook.

– O formando participa no fórum de discussão da atividade.
Abordagem Pedagógica

A atividade “Criar uma PLN” decorre seguindo uma abordagem pedagógica social-construtivista. Os formandos perante a proposta de criação de diversas contas em diversas ferramentas online e com a sua posterior utilização, vão criar o seu conhecimento e aumentá-lo através da experimentação e da vivência.

Através da publicação de artigos no seu blog e dos comentários às publicações dos seus colegas, com a busca e posterior publicação de informação no grupo do facebook e com a interação conseguida com os posts no fórum da atividade pretende-se que o aprendente seja autónomo, que conte consigo próprio e com sua capacidade de construir saber. Que interaja com o meio e com os seus pares, que tenha ideias próprias e que tenha capacidade de criar conhecimento.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Processos pedagógicos em eLearning com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s