Bibliografia Anotada relativa a dois itens relevantes sobre Recursos Educacionais Abertos

Hylén, J. et  al (2012). Open educational resources: Analysis of responses to the OECD country questionnaire. OECD Education working papers, n.º 76, Acedido em:

http://www.adapt.it/englishbulletin/docs/OECD_May_2012.pdf

——-“——

Descrição

Neste documento Jan Hylén et al apresentam a análise a um questionário, respondido por 28 dos 34 países da OECD, relativamente à sua posição face aos Recursos Educacionais Abertos. O fato de 82% dos países inquiridos terem respondido, num curto espaço de tempo, demonstra a importância que os países da OECD dão a esta temática.

A análise constatou que 23 dos 28 países afirmaram que, de algum modo, estão ativos no movimento REA. As razões que os levam a tomar esta posição são diversificadas e variam desde a necessidade de aumentar o acesso a recursos de aprendizagem de alta qualidade até à procura de uma melhoria na relação custo-eficácia/eficiência da educação, passando pela promoção da aprendizagem ao longo da vida.

Os países que não estão ativos no movimento REA, apesar de estarem a considerar uma futura adesão, justificam a sua ausência com motivos tão diversificados como a falta de motivação, por parte de professores e de empresas ligadas ao setor, para partilhar os seus recursos ou que a falta de literacia digital colocará as pessoas com menores qualificações numa situação mais desfavorável.

O documento apresenta-nos tópicos, recorrendo a vários gráficos, tais como a atividade REA, o nível educacional da atividade REA, os recursos educacionais produzidos ou pagos pelo estado, a importância dos benefícios dos REA, a investigação em REA, a importância dos desafios dos REA e estratégias relativamente aos REA, relativos aos diversos países que responderam ao questionário.

Comentário

Este documento é uma excelente ferramenta para nos elucidar o modo como os países da OECD vêm o movimento REA, o modo como este está desenvolvido e que planos e objetivos estes têm para com os Recursos Educacionais Abertos.

REAs.svg

Falconer, I. et al (2013, abril 25). Oer4adults SWOT summary: IPTS foresight workshop – OER in LLL. oer4.adults. Acedido em:

 http://oer4adults.org/wp-content/uploads/2013/04/OER4Adults-SWOT-summary-draft-for-website.pdf

——-“——

Descrição

O documento começa por referir que iniciativas existem, na Europa, relativamente ao ensino ao longo da vida e como estão distribuídas pelos diversos países. Seguidamente apresenta-nos, em percentagem, o tipo de ensino pelo qual são distribuídos os REA, são maioritariamente dirigidos ao ensino superior mas também fortemente utilizados no ensino ao longo da vida. Verifica-se, de seguida, de que forma os REA são subsidiados pelos diversos países e o modo como os utilizadores acedem a estes.

As linhas de força apresentadas vão desde o facto de os REA serem gratuitos até à sua capacidade de serem facilmente alcançáveis, mas a sua maior força reflete-se na sua capacidade de proporcionar o acesso aberto ao conhecimento e melhorar a pedagogia através do desenvolvimento colaborativo e da partilha de recursos.

As fraquezas dos REA são muitas e variadas e vão desde o facto de serem um conceito novo e confuso até à dificuldade que estes têm em garantir a sua qualidade.

As oportunidades também são muitas. Os REA é um conceito simples, fácil de elaborar e de pôr em prática, permitindo uma participação em massa que, simultaneamente, pode resolver o problema atual do elevado custo do ensino.

As ameaças são várias e têm por base a falta de literacia digital existente em grande parte da população, associada a um desconhecimento geral do que são os REA. As autoras terminam referindo que, apesar dos REA serem uma ideia muito forte, com um grande potencial de futuro, não podemos subestimar a mudança cultural necessária para otimizar o seu valor.

Comentário

O documento, apesar de ser apenas um sumário para uma conferência futura, apresenta, de modo muito condensado, simples e explícito, os resultados de uma pesquisa, relativa aos REA, na ótica de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, aplicados à educação de adultos e à aprendizagem ao longo da vida.

Advertisements
Esta entrada foi publicada em Materiais e Recursos para eLearning com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s