Depois de refletir!

Elaborado no âmbito da participação no iMOOCAC13

Depois de consultar os materiais de apoio cedidos e outros, a minha reflexão posiciona-me na seguinte perspetiva: As alterações climáticas são um fenómeno natural. A terra é um organismo “vivo” que está em constante movimento e mutação. As constantes alterações climáticas fazem parte dessa eterna mudança, é um dado adquirido, comprovado desde há muito tempo pela ciência.

Mas uma realidade não pode ser escamoteada. As alterações sempre foram cíclicas com grandes intervalos de tempo entre elas e, como podemos observar através da documentação facultada, desde a Revolução Industrial até aos nossos dias, houve um grande aumento da temperatura média da terra. Esse aumento verificou-se a uma velocidade nunca, até então, vista. Associado a esse aumento vertiginoso da temperatura média, está o aumento da população humana no planeta e o, cada vez maior, consumo de combustíveis fosseis como fonte energética. O aumento das três variantes está interligado, cada uma delas é causa e consequência das outras, não há como esconder isso, é um facto impossível ignorar.

     Reflexão1-Img3

A, cada vez maior, concentração de gases de estufa que envolve a terra, principalmente o aumento exponencial de dióxido de carbono resultante da utilização de combustíveis fosseis, é considerado o principal culpado do aumento da temperatura terrestre e consequentes alterações climáticas.

 Reflexão1-Img1

O efeito estufa foi, entre outros, um fenómeno natural que permitiu o surgimento de vida na terra e continua a ser (até quando???) um garante da sua manutenção. A alteração deste equilíbrio, já muito precário, pode levar a consequências inimagináveis. Ainda há algumas respostas que a ciência não consegue dar. Os mais otimistas (ou com interesses associados a essa perspetiva) afirmam que este aumento da temperatura da terra é um fenómeno natural cíclico, e que as previsões catastróficas apresentadas pelos cientistas são irrealistas. Não nos podemos esquecer do seguinte, só temos esta Terra. Não podemos experimentar se ela resiste ou não e, em função dos resultados laboratoriais obtidos, agir em conformidade. Se continuarmos a agir como se o problema não fosse nosso ou como se fosse um problema a ser resolvido pelos nossos governantes, acredito que as alterações climáticas vão ser de tal ordem que vão levar à extinção de muitas espécies na terra, entre elas o Homem. Agora que penso nisso… acho que a Terra irá sair beneficiada.

 Reflexão1-Img2

e-cumps 🙂

João Henriques

Anúncios
Esta entrada foi publicada em iMOOCAC13 com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s